quinta-feira, 14 de junho de 2012

A caridade da Igreja


A foto ao lado é muito espalhada nas redes sociais e infelizmente expressa a tamanha desonestidade com os fatos que as pessoas e a mídia tem. Não devemos sair espalhando equívocos por aí sobre as coisas, mas antes, constatar por nós mesmos a veracidade dos fatos.

A foto que corre pode aí mostra nosso Sumo Pontífice sentado em um "trono de ouro" (na verdade é madeira pintada) e uma criança africana na miséria e afirma que o papa deveria vender as riquezas do Vaticano para lutar contra a probreza.

Riquezas do Vaticano
Em primeiro lugar deveríamos analisar quais são estas riquezas que tanto se fala. Por acaso roupas litúrgicas valem alguma coisa? Símbolos religiosos? O dinheiro direcionado à caridade é usufruído pelo papa no lugar de ajudar os outros?

Pois é, nada disso acontece, o que tem lá nada vale para o papa ou para a Igreja, pois esse dinheiro não é acumulado é direcionado a caridade e os demais bens tão falados são patrimônios da humanidade. A Igreja não pretende ficar dando dinheiro, pois isso é acomodar as pessoas na preguiça, ela quer resolver o problema e não tapá-lo até esgotar o dinheiro, por isso ela ao invés de jogar moedas ela prefere marcar aquela sociedade investindo o dinheiro da caridade em obras que desenvolvem estas pessoas.
Além do mais o Tratado de Latrão (1929), que o Vaticano assinou com a Itália impede a Igreja de vender o que está no Vaticano.

Interessante saber que com todo o "dinheiro que o papa tem" ele não tem avião particular, ele usa o avião do governo Italiano emprestado em suas viagens.

Números da Igreja sobre a caridade

A Igreja mantém na Ásia:
1.076 hospitais; 
3.400 dispensários; 
330 leprosários; 
1.685 asilos; 
3.900 orfanatos; 
2.960 jardins de infância. 
Na África:
964 hospitais;
5.000 dispensários; 
260 leprosários; 
650 asilos; 
800 orfanatos; 
2.000 jardins de infância.
Na América:
1.900 hospitais; 
5.400 dispensários; 
50 leprosários; 
3.700 asilos; 
2.500 orfanatos; 
4.200 jardins de infância.
Na Oceania: 
170 hospitais; 
180 dispensários; 
1 leprosário; 
360 asilos;
60 orfanatos; 
90 jardins de infância. 
Na Europa: 
1.230 hospitais; 
2.450 dispensários; 
4 Leprosários; 
7.970 asilos;
2.370 jardins de infância.


Outras curiosidades


  • Há o Óbulo de São Pedro que é a ajuda econômica enviada para o papa  pelos fiéis utilizado para manutenção da caridade e ajuda aos mais necessitados.
  • 25% das obras que cuidam de aidéticos em todo o mundo são mantidas pela Igreja Católica.
  • Podemos ver grandes pessoas à frente de grandes obras como Madre Teresa de Calcutá e a Beata Irmã Dulce.
  • A Sociedade São Vicente de Paulo foi constituída por um grupo de jovens universitários liderado por Antonio Frederico Ozanam com o objetivo de prestar às famílias necessitadas ajuda material e espiritual.
  • A SSVP, ou Vicentinos, é a segunda maior ONG no mundo, perdendo apenas para a ONU, se dedicam integralmente a ajudar os mais necessitados e buscar soluções para retirá-los da miséria.
  • A Ordem Hospitaleira fundada por São João de Deus persiste ainda hoje e faz um trabalho maravilhoso recebendo doentes e com especial predileção por doentes mentais. Contam com 1500 irmãos, 40000 colaboradores. 5000 colaboradores e 300000 benfeitores-colaboradores.
Trabalho na África
Aqui gostaria de partilhar um testemunho de um africano que morou 20 anos na África e se refugiou nos Estados Unidos por causa da guerra racial que existe na África, tive oportunidade de conversar com ele e perguntar sobre este assunto por ser um amigo pessoal que irá se casar com uma amiga minha.

Ele se chama Momoh (Momô) e nos conta a terrível realidade e miséria africana, de um povo que não tem comida, não tem luz elétrica e nem sequer vestimentas. Porém o testemunho dele vai muito além. Ele nos conta que a Igreja Católica é quem faz tudo lá, existem muito poucos luteranos, o restante são pessoas católicas.
A educação lá é escassa, não se tem as coisas que o governo nos oferece aqui, porém existem muitas escolas da Igreja Católica que fornecem educação. Os hospitais também são mantidos pela Igreja Católica. A Igreja Católica leva para eles comida, roupas, remédios e todas as necessidade materias para sua sobrevivência.
Ele nos conta que decorrente da guerra as crianças com 10 ou 12 anos já tem armas nas mãos e alguns destes até são líderes guerrilheiros. A Igreja acolhe estes jovens, os incentiva a deixarem as armas ensinando o evangelho e os ensinam trabalhos manuais e honestos. Um exemplo citado é as Instituições Salesianas que fazem um maravilhoso trabalho.

Vale outra observação aqui: perguntei no que a ONU ajudava e qual foi a resposta? Em nada quase, ela não faz o que a Igreja Católica faz, não dá roupas, comida, saúde e educação. Ela apenas fornece navios para que as pessoas possam sair do país, nada além disso. Isso não é eu quem digo, é um próprio morador de lá.

A mídia do ocidente pinta a ONU de ouro e joga o nome da Igreja na lama, mas quando ouvimos o testemunho de um africano que viveu naquela realidade vemos claramente que é a instituição que senta em trono de ouro enquanto os pobres ficam na miséria não é a Igreja, mas a ONU

Saiba Mais


A caridade da Igreja A foto ao lado serve para difamar o papa e a Igreja, mas será que é verdade? Sagrado Coração da Salete Sagrado Coração da Salete, grupo de jovens, igreja católica

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...