terça-feira, 8 de maio de 2012

Santo Agostinho de Hipona

 Doutor da Igreja, Santo Padre, bispo de Hipona, escritor, teólogo, filósofo, místico, pastor e defensor dos pobres.

Um homem entregue às heresias e ao pecado que encontrou Deus e se tornou um dos mais memoráveis santos da história da Igreja, o qual deixou uma impressionante quantidade de riquíssimos escritos da mística cristã e do conhecimento sobre Deus.

Santo Agostinho, rogai por nós!

História

Agostinho nasceu em Tagaste, no norte da África, em 354, filho de Patrício (convertido) e da cristã Santa Mônica, a qual rezou durante 33 anos para que o filho fosse de Deus.

Aconteceu que Agostinho era de grande capacidade intelectual, profundo, porém, preferiu saciar seu coração e procurar suas respostas existentes tanto nas paixões, como nas diversas correntes filosóficas, por isso tornou-se membro da seita dos maniqueus.

Com a morte do pai, Agostinho procurou se aprofundar nos estudos, principalmente na arte da retórica. Sendo assim, depois de passar em Roma, tornou-se professor em Milão, onde envolvido pela intercessão de Santa Mônica, acabou frequentando, por causa da oratória, os profundos e famosos Sermões de Santo Ambrósio. Até que por meio da Palavra anunciada, a Verdade começou a mudar sua vida.

O seu processo de conversão recebeu um "empurrão" quando, na luta contra os desejos da carne, acolheu o convite: "Toma e lê", e assim encontrou na Palavra de Deus (Romanos 13, 13ss) a força para a decisão por Jesus:"...revesti-vos do Senhor Jesus Cristo...não vos abandoneis às preocupações da carne para lhe satisfazerdes as concupiscências".

Santo Agostinho, que entrou no Céu com 76 anos de idade (no ano 430), converteu-se com 33 anos, quando foi catequizado e batizado por Santo Ambrósio. Depois de "perder" sua mãe, voltou para a África, onde fundou uma comunidade cristã ocupada na oração, estudo da Palavra e caridade. Isto, até ser ordenado Sacerdote e Bispo de Hipona, santo, sábio, apologista e fecundo filósofo e teólogo da Graça e da Verdade.

Inteligência

Santo Agostinho dispunha de uma inteligência e visão sobre as coisas que ultrapassava a normalidade, tal era a inspiração e piedade que o Espírito Santo infundia neste homem que foi capaz de enxergar grandes e sábias respostas sobre Deus, sobre o homem e sobre o mundo que mesmo na atualidade surpreende filósofos e teólogos.

Como por exemplo: "Onde reside Deus?", "Deus criou o mal?", "O que é o mal?", "Vaidades do homem", "Grandeza de Deus".

Sua contribuição a Igreja é tão vasta e grande que há quem diga que "quem disser que leu todas as obras de Santo Agostinho é provavelmente um mentiroso". Não seria possível detalhar toda a sabedoria que nos deixou, seriam necessários pelo várias postagens para cada tópico, porém são facilmente encontradas nas suas obras. Como nosso objetivo aqui é apenas conhecermos sua história e dar uma olhada em suas contribuições, não aprofundaremos mais.

Obras Principais

  • Confissões - Contém a história da conversão deste homem além de muitas sábias reflexões. 
  • Contra os acadêmicos 
  • O cuidado devido aos mortos 
  • Sermões 
  • Solilóquios e a Vida Feliz 
  • Os Pensadores 
  • Cidade de Deus 
  • Da Trindade 
  • O Livre Arbítrio

Saiba Mais

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...